Os muros pré-moldados estão cada vez mais populares em todas as construções e não são apenas eles que têm ganhado espaço no mercado.
A construção de pré-moldados vem ganhando muita força pela sua enorme praticidade e pelo preço mais acessível.
Apesar de ser mais popular, ainda há muitas dúvidas sobre o tema, sendo um deles qual a diferença entre a construção de pré-moldado ou pré-fabricado.
Você sabe qual é ela? Não deixe de acompanhar esse texto até o final para saber tudo sobre o assunto.
Os elementos pré-moldados e pré-fabricados
A utilização dos elementos estruturais pré-moldados e pré-fabricados tem crescido muito dentro da construção civil. Isso se deve a muitos fatores, como é o caso de ajudar a reduzir os custos das
obras, de trazer uma maior agilidade em todo o processo da execução, reduzir a necessidade de mão de obra e ainda minimizar riscos nos projetos.
Esses elementos tratam-se de estruturas modulares que encaixam-se perfeitamente e que, portanto, possuem um modelo já pré-definido de construção, fazendo eles serem muito mais eficientes.
A utilização desses elementos que são construídos fora da área da obra então é uma opção muito boa e de alta qualidade que qualquer construção necessita para o cumprimento dos prazos.
Qual é a diferença entre pré-moldado e pré-fabricado?
Nas construções em geral, os muros pré-moldados talvez sejam o tipo de estrutura mais comum de todas, mas há muitos outros que podem ser utilizados.
Os pré-moldados, aliás, depois de serem muito usados nas construções comerciais e industriais, agora também são utilizados nas obras residenciais.
A fabricação desses moldes podem ser feitas tanto em paralelo com as obras quanto também antes que cada etapa seja realizada.
Os pré-moldados e os pré-fabricados possuem em comum o fato de que elas referem-se às estruturas feitas de concreto e fabricadas fora da obra, ou seja, de onde vão ser usadas.
Como dito, essa construção pode ser antes ou ao mesmo tempo em que a obra está acontecendo, com os formatos das estruturas, entre elas os muros pré-moldados, bem definidos.
Mas e quanto às diferenças?
A maior e principal diferença entre essas duas estruturas, a pré-fabricada e a pré-moldada, trata-se do local onde elas são fabricadas. No caso das estruturas pré-moldadas, elas são fabricadas tanto no mesmo local
da construção, dentro de um ambiente especificamente desenvolvido para essa finalidade.
É nesse ambiente onde vão estar todos os moldes e aqueles equipamentos que serão necessários para produzir essas peças.
Por outro lado, quando trata-se das estruturas pré-fabricadas, a verdade é que essas peças sempre são produzidas dentro das instalações industriais.
Essas instalações são aquelas que possuem equipamentos bastante específicos, laboratórios para realizar testes, mão de obra bastante especializada, e os padrões de qualidade mais rigorosos.
As peças pré-moldadas sempre passam pelas maiores avaliações, assim como os pré-fabricados, mas esses últimos têm que seguir padrões muito específicos que envolvem fatores diversos. Entre eles, podem ser citados a cura das peças, a avaliação da matéria-prima e a distribuição de como vai ser a montagem da obra.
Conclusão
Como você viu, existe uma diferença entre a construção de pré-moldados e de pré-fabricado, apesar da maioria das pessoas pensar que trata-se da mesma coisa.
Neste texto, você pôde ver um pouco mais sobre quais são essas diferenças, bem como as semelhanças existentes, mas não há dúvidas de quem em termos de custo-benefício e agilidade, os pré-moldados saem na frente. Confira o post Muro de Concreto: As vantagens do muro pré-moldado.
Para fazer a aquisição dos muros pré-moldados para sua obra, conte conosco da Camp Muros.